Tenis Brazil - Rafa ne pense pas au titre...

 

'Ainda não penso em títulos', diz Nadal em SP
12/02/2013 às 12h30

foto

creditoPor Sheila Vieira

Rafael Nadal chegou ao Brasil na tarde desta terça-feira e concedeu sua primeira entrevista coletiva nesta manhã, no hotel em que está hospedado. Menos de 48 após o vice-campeonato em Viña del Mar, o espanhol confessa que está desgastado e ainda não pensa em conquistar títulos, mas apenas recuperar ritmo.

“Estou um pouco cansado depois de tantos meses sem competir, mas é uma alegria muito grande voltar a competir, me dá energia positiva. Fisicamente, há dias em que o joelho dói e isso me limita. É complicado, porque estamos no nível mais alto do tênis. Mas, se antes tinha dores em 80% dos dias, agora é em 70% e vai diminuindo”, afirmou Nadal.

A possibilidade de mudar totalmente suas características em quadra foi praticamente descartada pelo espanhol. “Não sou tão bom para reprogramar meu estilo de jogo. Sou o que sou com meu estilo. Você pode fazer adaptações pequenas, mas mudar drasticamente é praticamente impossível”.

A sua estreia será nesta terça-feira, por volta de 20h30, jogando duplas com David Nalbandian. “Estou feliz de estar no Brasil pela segunda vez. A recuperação segue seu caminho. A semana passada foi positiva, mas preciso de tempo. São muitos meses sem jogar. Como sempre, quero fazer o meu melhor e me entregar, esperando que as coisas saiam bem”.

Para evitar que outros jogadores tenham lesões recorrentes, Nadal defende que o piso sintético não deve ser tão predominante. “A ATP tem que trabalhar para pensar como se pode alongar a carreira dos jogadores. Para as futuras gerações, seria importante ter uma vida longa no esporte. Além disso, pensar no que acontece depois do fim da carreira. É muito difícil jogar depois da aposentadoria e eu gostaria de continuar praticando”.

“Ainda não estou preparado para pensar em títulos, mas sim no dia a dia. Vou ver como estão as condições, eu ouvi que estão rápidas. Depois de tanto tempo sem jogar, é complicado pensar em títulos. É ilógico”, afirmou o espanhol.

Nadal estreia nesta terça em duplas|] Nadal também expôs sua opiniões a respeito de temas populares no momento, como a luta contra o doping. “O Federer pode falar que faltam controles antidoping, mas os testes devem ser públicos. Se forem privados, temos um problema. As pessoas não sabem quantos testes são feitos, se passamos ou não. Temos que trabalhar todos os dias pela imagem do esporte, as pessoas devem saber quantos controles de urina e sangue foram feitos. O esporte tem que ser limpo, mas também parecer limpo”.

Jogando na América do Sul pela primeira vez desde 2005, Nadal também gostaria de apoiar a expansão do circuito pela região. “Quando os anos passam, as pessoas querem jogar onde se sentem bem, onde o público gosta de você. Foi assim no Chile, eu senti muito carinho de todo mundo. É uma turnê que sempre esteve na minha cabeça. Não pude vir no ano passado por problemas de calendário, mas gostaria de voltar no futuro. A América do Sul merece o apoio da ATP, porque são países onde o tênis tem um nível alto de popularidade”.

Além do circuito ATP latino-americano, Nadal também pretende estar nas Olimpíadas do Rio. “Não pude jogar em 2012. 2016 é um objetivo muito a longo prazo, mas também muito real. Estarei trabalhando a cada dia para chegar e competir em boas condições na minha provável última Olimpíada”.

Finalmente, Nadal criticou novamente a ATP, desta vez pela nova regra de tempo entre pontos. Se um jogador ultrapassar o limite, perde um saque. Por isso, a tolerância dos árbitros têm diminuído. “As regras existem para melhorar o esporte, não piorá-lo. As pessoas gostam de ver pontos disputados, longos ralis, jogos de quatro horas em boas condições. Se A ATP quer um esporte só de velocidade, não de pensar, sem estratégia, tática ou longos ralis, ela restringe as regras. Sou apenas mais um jogador com uma opinião. Os outros também não estão contentes. Esperamos que o árbitro possa interpretar quando alguém pode ter mais de 25 segundos. Não precisa ser algo matemático. Depende da situação”, disparou.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
L
<br />  <br /> <br /> <br /> Je conseille un bon traducteur, comme par exemple, Reverso ! <br />
Répondre
Personnaly © 2014 -  Hébergé par Overblog